quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Silverlight Out-of-browser

Eu tenho recebido muitos emails solicitando informações de como criar uma aplicação Silverlight fora do browser, para diminuir um pouco da demanda de emails que tenho recebido criei este artigo, que mostrar como criar uma aplicação Silverlight fora do browser, usei para esta versão o Silverlight 4, e Visual Studio 2010, mas pode ser usado no Silverlight 3, haja visto que, este recurso foi criado na versão 3.


1 - Dentro do Visual Studio, crie um projeto Silverlight Application e coloque o nome Out-of-browser, conforme a figura abaixo. E clique em OK.

 


2 – Em seguida aparecerá a janela abaixo, desmarque a opção “Host application in a new or existing Web site in the solution” e na opção Silverlight Version: escolha “Silverlight 4”.

3 – Altere o arquivo MainPage.xaml, para a estrutura abaixo:

4 – Agora no arquivo MainPage.xaml.cs digite o seguinte código:
 

5 – rode a aplicação teclando F5, clique no botão “Ola”, e vc receberá a mensagem “Você esta executando esta aplicação dentro do browser”.



  Vamos preparar a aplicação para rodar fora do browser.

6 – Vá no Solution Explorer clique com o botão direito do mouse no projeto Out-of-browser e clique na opção “Properties”.


7 – Na janela que aparece marque a opção “Enable running application out of the browser”, e clique no botão “Out-of-Browser Settings…”.


8 – Configure as opções conforme a figura abaixo e clique em “OK”.


  9 – Agora voltando para o arquivo MainPage.xaml faça as alterações abaixo.


  10 – abra o arquivo MainPage.xaml.cs e escreva o código abaixo:


Este código irá instalar sua aplicação Silverlight na máquina cliente, desta forma o programa irá rodar fora do browser e será incluído um ícone da sua aplicação no Menu Iniciar e na Área de Trabalho.

  11 – Rode o programa teclando F5, e clique no botão “Ola”, você recebe novamente a mensagem “Você esta executando esta aplicação dentro do browser”, informando que a sua aplicação continua fora do browser. Agora clique no botão “Instalar”, você receberá uma mensagem informando que o programa será instalado, deixe a duas opções marcadas e clique no botão “Install”.
 

 
12 – Agora a sua aplicação irá executar independente do browser conforme a imagem abaixo.

13 – Clique no botão “Ola” e você receberá uma mensagem informando que você esta fora do browser.

  Feche todos os programas, e verifique que tanto na sua área de trabalho quanto no menu iniciar você encontrará o ícone “Executar Programas” e parando o mouse no ícone irá mostrar a descrição “Testando a minha primeira aplicação Out-of-browser”.





Finalizamos aqui mais um artigo, espero ter ajudado a todos, e caso ainda surja alguma dúvida é so deixar algum comentário ou enviar algum email.


Um abraço a todos e até o próximo post.
emersonti@hotmail.com

7 comentários:

  1. Emerson, parabens pelo o artigo, eu estava procurando na internet sobre desenvolvimento de software em silverlight out-of-browser e encontrei o seu artigo, é um artigo muito elucidativo.

    ResponderExcluir
  2. mina application nom funciona in Silverlight 3, has funciona in version Silverlight 2 out-of-browser ?

    ResponderExcluir
  3. Ola Beatriz, eu não consegui entender muito bem o que você quiz dizer. Mas quero informar que se seu programa roda no silveright 2 ele não irá rodar out-of-browser, você terá que compilar na versão 3 do Silverlight para poder funcionar fora do browser.
    Espero ter te ajudado, se não foi esssa a sua dúvida, tente explica melhor oq voce quis dizer.

    abraços.

    ResponderExcluir
  4. No caso de o computador que estiver com essa aplicacao instalada ficar fora da internet por um motivo qualquer, a esta aplicacao out-of-browser ira funcionar normalmente ? ou so funciona quando estiver online ?

    ResponderExcluir
  5. ola karoline,

    um aplicativo Silverlight out-of-browser funciona online e offline tambem.

    ResponderExcluir
  6. muito bom artigo Emerson, ta bem explicado mesmo

    ResponderExcluir

Microsoft libera o Silverlight 4 Tools for VS 2010 e WCF RIA Services

A versão final do Silverlight 4 Tools for Visual Studio 2010 e o WCF RIA Services já estão disponíveis para download . Está incluso no pac...