terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Introdução a API de impressão do Silverlight 4.0




Ola Pessoal, hoje vou enviar o primeiro post sobre a API de impressão do Silverlight 4.0, vale lembrar que este exemplo só irá funcionar no Silverlight 4.0 que encontra-se em versão Beta, como esta é uma versão Beta, é muito provável que até o lançamento da versão final teremos muitas modificações e melhorias. Para este exemplo eu usei o Microsoft Expression Blend Preview for .NET 4 CTP, por tanto será necessário a instalação do .NET 4.0 Beta, no final deste artigo eu irei colocar alguns links para que você possa baixar todas as ferramentas necessárias e executar essa demo.

Este exemplo é um simples programa no estilo "Hello, world", mas em breve eu irei postar outros artigos mostrando mais detalhes sobre esta API.

Eu usei o Expression Blend 4, mas nada impede que seja usado o Visual Studio 2010.

No Blend 4 CTP crie um Silverlight 4 Aplicattion no nome coloque "AP_Impressao", ou qualquer outro nome a seu critério.


Após o projeto criado adicione uma referância a System.Windows.Printing.
Dentro do arquivo MainPage.xaml altere o conteudo para:




O botão btnImprimir terá em seu evento btnImprimir_Click o codigo para para disparar o processo de impressão.


No StackPanel painel será colocado todos os objetos que será impresso, neste exemplo é um Rectangle e um Ellipse.



Agora dentro do arquivo MainPage.xaml.cs localize e EventHandler btnImprimir_Click do botão btnImprimir e escreve o código abaixo:
 


O próximo passo é implementar o codigo do evento PrintPage do nosso objeto docPrint, vá até o evento docPrint_PrintPage e escreva o seguinte codigo:







Concluído o nosso exemplo, agora tecle F5 e teste clicando no botão Print.

Links:








Conclusão:

O Silverlight esta sendo usado fortemente em aplicações LOB dentro de muitas empresas e em muitas fábricas de software, vejo o Silverlight com bons olhos, esta sendo lançado varias versões uma após a outra. No entanto faltava recurso para impressão, tinhamos sempre que procurar por ferramentas de terceiro para trabalhar com relatórios, para trabalhar com BI a situação fica muito complicada, agora chegou a solução para relatório no Silverlight, eu acredito que a Microsoft irá lançar muitas novas features para impressão.






emersonti@hotmail.com


4 comentários:

  1. Eu achei muito interessante este artigo, fiz alguns teste aqui e funcionou perfeito. Seria muito interessante ter mais artigos sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  2. Em breve eu irei postar novos artigos sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  3. É possivel imprimir informações vindas de um banco de dados ?

    ResponderExcluir
  4. Sim, é possível imprimir qualquer tipo de informação.

    ResponderExcluir

Microsoft libera o Silverlight 4 Tools for VS 2010 e WCF RIA Services

A versão final do Silverlight 4 Tools for Visual Studio 2010 e o WCF RIA Services já estão disponíveis para download . Está incluso no pac...